quarta-feira, 28 de novembro de 2007

“As consequências são as pequenas coisas”

Antes de tudo, peço mil desculpas por apresentar um texto de qualidade inferior ao que deveria ter produzido. Movida pela preguiça de ligar o computador às 3 da manhã - após assistir ao filme - acabei me castrando e me impedindo de produzir um texto que se escrevia por conta própria em minha cabeça. Não dormi. Nem fiz o texto. Assim que acordei, produzi o que disponibilizo abaixo para vocês, algo muito aquém do que gostaria.
Dia desses, Vanilla Sky passava na TV. Diante das péssimas opções que passavam, e da insônia que me consumia, optei por assistir ao filme, a contragosto de minha irmã. Comecei vendo cheia de preconceitos, achando o filme idiota – mas confesso que adorei as cenas filmadas na Times Square – o que talvez tenha contribuído para que eu não mudasse de canal.
Não sei se vocês viram esse filme, muita gente não viu porque ele foi fortemente criticado na época. Por isso, não quero ficar aqui contando sua história. O meu foco aqui é outro, quero falar em tudo em que o filme me fez pensar. Não quero impor aqui minha visão de filme, até porque cada um o entende de acordo com a sua “bagagem” de vida. Essa é a grande vantagem de um bom filme, a sua subjetividade. Ele não é um “fast food, não está pronto para o consumo, precisa ser processado, refletido, discutido.
Em Vanilla Sky, o personagem de Tom Cruise – lindo e bem-sucedido – simplesmente arruína sua vida por causa de uma escolha, feita por impulso. Naquele dado momento, ao decidir entrar no carro, ele mudou seu destino para sempre. Uma das frases proferidas durante o filme, a que eu escolhi para título de meu texto, foi a que mais me marcou. As conseqüências são, de fato, as pequenas coisas. Aquelas atitudes bobas, aparentemente inofensivas, que tomamos em uma fração de segundos, e que podem mudar para sempre nossas vidas e de todos ao nosso redor.
Quantos amores não perdemos porque o “eu te amo” ficou entalado em nossa garganta, quantas vezes o nosso orgulho nos impediu de correr atrás do que ou de quem queríamos, a vergonha e a sensatez nos convenceram a reprimir aquele desejo? Embora nosso personagem tenha pecado pelo excesso, admito que já pequei por falta. Mas é o que disse, cada um entende o filme da maneira que lhe convier.
Em uma narrativa que mistura sonho e realidade, e que alfineta a pós-modernidade, são inúmeros os aspectos a serem comentados. Como assisti ao filme apenas uma vez, e de madrugada, confesso que não absorvi tanto quanto queria. Deixo, aqui, o meu relato parcial, e um convite: assistam Vanilla Sky, mas não como um filminho pra ver com a galera no fim de um dia cansativo. Veja, atento, se preciso, sozinho, e por favor, reflita!

5 comentários:

Anônimo disse...

AAAAAAAAAAAH CACETE !
n acreditoooooooooooooo
Vc acabou de escrever sobre um dos filmes q eu maissss gooooosto !!!
Um dos mais confusos q jah vi tbm. A primeira vez q vi foi com minha mãe, num cinema, em Fortaleza. Se ela n tivesse me explicado a cronologia do filme eu n teria entendido nada. O FILME EH FODA. JAH VI MAIS ALGUMAS VEZES e deu uma vontade incrivel de ver de novo. Ainda mais naquele inicio foda na Times Square abandonada. A msg do filme. e enfim, o final. N me pergunte pq, mas eu sempre choro no final desse filme.... JURO Q N SEI. igual a Inteligencia Artificial, eu sempre choro naquela parte q o menino consegue ficar com a mae por 24hrs !!! (n vou falar mais pra n estragar a surpresa de quem n viu). e detalhe. eu acho ridiculo quem chora em filme. Mas ta ai. Parabens Flávia.... Mas po, demorou mto a descobriu esse filme fantástico hein !!!! e vc. Teria coragem de aceitar o q o personagem do Tom Cruise aceitou ?
Será, será ?

Anônimo disse...

Pooxa, eu vi esse filme há seeculos atras, jah nao lembro de qse nadaa... :(
E pra completar o felipe ainda me deixou curiosa pra saber que coisa eh essa q o tom cruise aceitooou. Ninguem merece essa criatura!!

Anônimo disse...

Oi Vinha, estou eu aqui no seu espaço cultural pra deixar minha passagem também né! Mto bom o texto, mistura uma crítica de filme com a própria mensagem que ele quer nos passar (de acordo com nossa própria ótica, é claro =]). Vc conseguiu invadir, positivamente, sua própria crítica e nos passar uma mensagem: reflita. Gostei! Continue assim gde bjoooo

Rackel disse...

Oi flavia, obrigada pela visita, o zeh tb já deu uma passada lá pelo meu blog! hehehehe
(ô pessoas curiosas, parecem até cmg! rs)

Cara, eu dei uma olhada no blog de vcs mto por acaso e ainda não consegui ler todos os textos, mas gostei mto dos q eu li até agora... vou tentar passar aqui com mais frequencia. Confesso q não farei um comentario sobre o vanila sky pq nunca consegui assistir ao filme todo (já vi algumas partes, mas completo nunca)...

assim q eu alugar o filme -e conseguir me manter acordada até o fim ( pq normalmente vejo dvds tarde da noite)- volto aqui pra comentar seu texto

hehehhee

bjão e bom 2008 pra vc(s)!

Anônimo disse...

Filme espectacular!