quinta-feira, 15 de maio de 2008

Papo de Pilotis

Se conversar fosse atividade remunerada, certamente seria a minha profissão. Todo freqüentador dos pilotis da PUC sabe muito bem do que estou falando. É possível passar uma manhã inteira, ou até uma tarde, parado no mesmo lugar, sentado no busto do Kennedy (famosa “cabeça”), esperando o ir e vir das pessoas. É incrível como em questão de minutos, infinitas pessoas passam por ali, e inúmeras delas conhecidas, param para conversar. Conversas despretenciosas, assuntos sérios, desabafos, conselhos profissionais, DR’s, e por aí vai. Talvez muitos relacionamentos já começaram e terminaram bem ali, naquela “cabeça”. Certamente, o mesmo vale para amizades. Posso, com grande certeza, afirmar que, 90% das minhas amizades puquianas foram consolidadas nos momentos entre aulas nos pilotis. Piadas, risadas, promessas, confidências, abraços, fotos. Quando o papo e a freqüência estão muito bons, o que quase sempre acontece, difícil mesmo é ir para a aula. Ao longo de 3 anos e meio de PUC, construí amizades curiosas, inusitadas, aprendi com a diversidade. Saí do tubo(interna), quebrei barreiras, aprendi a ouvir, aprendi a falar. Ninguém sabe qual será o futuro desses comunicólogos, formandos de 2008.2, mas uma coisa é certa, todos sairemos com bacharel em gente. Não há dúvidas de que, mais que um lead, ou uma peça publicitária, ou uma edição de imagem, aprendemos a lidar com gente. Embora ainda não tenha me encontrado profissionalmente, posso assegurar que fiz um grande laboratório ao longo desses anos, aprendi a lidar, a ler, a entender, a ser gente. Descobri que estereótipos na realidade não existem, e que botar todo mundo no mesmo saco é um grande pecado. Perdi a conta das pessoas que pré-julguei, e, em uma pequena conversa no pilotis, toda aquela imagem se desconstruiu. Dizem que faculdade de comunicação é oba-oba, social, que é irrelevante. Talvez, profissionalmente falando, pudéssemos reduzir nosso curso pela metade. Mas ele certamente não teria um terço do aprendizado que (todos) tivemos. Porque lidar com as pessoas, falar e escrever bem, e em nome de todos, não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Cabe a nós, futuros profissionais de comunicação, falarmos ao mundo, e pelo mundo, e para isso, é preciso saber onde estamos nos metendo e com quem estamos falando. E, enquanto não me pagam para falar, me contento em ganhar para escrever.

12 comentários:

Anônimo disse...

viva a cabeça!

Zeh disse...

emocionante!
por onde quer que andemos, qualquer que sejaa nosso destino pós-diplomados, a cabeça estará sempre presente em nossas vidas.

Anônimo disse...

Excelente desfecho!!!!!!!!!
Como não sou da PUC, talvez não entenda mto bem o significado o pilotis pra todos que lá estudam, mas sei ser um ponto de encontro de amigos. Comeci a ler, pois, de forma despretensiosa. Mas o texto foi ficando bom, e descobri plena qualidade no desfecho, q entrega toda a mensagem q vc quis passar com ele. Eu e meus comentários técnicos, rs, mas só fico feliz em saber q esse tempo de faculdade realmente fez a gente crescer, em todos os sentidos, profissional, pessoal. Adorei o texto! Um bjão, e espero poder ler suas colunas nos finais de semana de um grande jornal, ça me ferait plaisir =]

Flávia Feijó disse...

wannabe Martha Medeiros...
pra não dizer Arthur Xexéo...hahaha

Anônimo disse...

Ai, como eu amo aquela cabeça!

Anônimo disse...

ENFIM APRENDI O Q EH DR !!!
DISCUTIR RELACAO !!! ESTOU CERTO ? ACHO BOM ESTAR SENAUM VOU FICAR MTO PUTO PQ SEMPRE BOIO QNDO FALAM EM DR !
MEUS PARABENS PELO ARTIGO MAS JAH TO DE SACO CHEIO DESSA PORCARIA DE PILOTIS DA PUC. TODO MUNDO Q ESTUDA AI SOH FALA DESSE LUGAR !
AAHUAUHAUHAUHA
E, MAIS UMA VEZ, ADOREI A FORMA COM A QUAL A SRTA ACABOU O SEU ARTIGO !!! SEMPRE DEIXANDO A GENTE QUERENDO LER UM POUCO MAISSSS !
PS: DESCULPA A DEMORA PELO COMENTÁRIO
PS2: EU ADORO CAPS LOCK !!!

BJOOOOS

Anônimo disse...

deveria ter feito comunicaçao pra aprender a lidar com gente; ate hoje nao sei como faz. hahaha
mas ja me sinto praticamente uma integrante da cabeça ! uahuahua
sempre bom =)
beijo

Rackel disse...

Vc podia usar esse texto na sua colação de grau... ficou mto bom mesmo!

Flávia, queria saber se vc recebeu o meu e-mail com as intruções de como bloquear textos do blog e etc... se não tiver recebido, eu mando novamente, é só falar!

bjão e bons ventos

Anônimo disse...

Eu conheci a cabeçaa!! hauhauhau

Acho q nao preciso nem falar q o texto ficou foda, neh?! Vc fechou com chave de ouroo. A ultima frase ficou perfeeita, cara!!

bjuss

(Nathalia)

menor disse...

legal o texto... quer dizer q vc via se formar bacharel em gente... interessante... vc pode depois fazer uma pós em gente como a gente!

ta melhor q eu q se nao tomar cuidado, saio da faculdade como qq coisa q nao seja GENTE...

bjs

Marcos Aquino disse...

saudações de um novo visitante! abraços

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.