quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Nike, Adidas, Puma... Qual é a sua?




Mamãe sempre me diz uma coisa, “para você saber se uma pessoa é caprichosa, olhe seus sapatos, se eles estiverem limpos, ponto positivo”. Eu concordo e vou além. Para mim, calçados podem mostrar QUEM uma pessoa é. Com base em observação participativa, faço algumas considerações dentre os usuários de algumas marcas – algumas, visto que este texto não se propõe conclusivo e, portanto, abrangente.

Sendo assim, temos:
Nike: por ser uma marca que todo mundo usa, não tem uma identidade, transitando, assim, entre vários – muitos - grupos. A pessoa deve ser vista sob suspeita. Se estiver usando um Nike Shox então! A melhor saída é olhar para o todo, para o look. Eu o vejo nos pés de pessoas completamente over – brega mesmo – e em outras que têm um estilo definido, que participam de um determinado grupo(hip hopers, amantes do axé, patys, playboys). Esse é um tênis muito confuso...


Reef: o queridinho dos skater boys. Embora eu veja alguns não-pertencentes à tribo utilizando-se do calçado, em sua maioria, seus usuários são compostos por skatistas, surfistas e afins.


Adidas: Geralmente, seus usuários têm um estilo definido, são, o que poderíamos chamar de, estilosos – por ser um dos meus preferidos, designo seus usuários assim. Ou você, caro leitor, acreditava que eu seria imparcial nesse humilde veículo de comunicação? – Existem aquele adidas basicão (branco com listras azuis) que todo mundo tem – menos eu – e os mais “estilosos”, em cores fortes ou bordados, o que reflete uma certa personalidade por parte de seu calçador.


Puma: A meu ver seria parecido com o Adidas. Além de estilo, transmite um certo status, visto que seus modelitos são carinhos. O público-alvo é parecido.


Diesel: Também têm estilo, mas seus pisantes são MUITO caros. Se teu orçamento não permite, ou se você não tem um amigo que more no exterior – mesmo que ilegal – desista deles. Geralmente, por sua linha não ser tão teen, calçam os profissionais em ascensão, ou os já estabilizados. Para quem procura fazer um bom casamento, o acessório pode servir de termômetro.


All Star: como acredita Flavinha, esse calçado seria destinado ao novo – e confuso -segmento que se apresenta: os alternativos. Já ouvi esse termo designando vários grupos, como os sambistas freqüentadores da Lapa, os rockeiros indies, os emos... É muita informação. Ele pode ser sim dos rockeiros indies, dos emos, e dos sambistas também. Mas, diferente do nike, convenhamos: seus usuários têm o que poderíamos chamar de atitude. É preciso um certo carão. Afinal, não é qualquer um que consiga sustentar um all star. E quanto mais distante do pretinho básico ou do bege visto com as patys, mais estilo ele emprega ao usuário.


E nessa minha tipificação nem citei os ultrapassados sapatos camurçados-com-cadarço que estiveram na moda há uns 6 anos. Usar um desses é atestado de breguice. O mesmo vale para os sapatos cor de mostarda ou marrom quando combinados com jeans e t-shirt.


O pior é que, quando você acha que conseguiu definir tipos, estando imune aos possíveis enganos que a vida nos reserva, vem as havaianas e fodem com tudo. Patys, playboys, emos, sambistas da lapa, gays, indies e mais outras dezenas de segmentos usam as famosas sandálias. E isso independente de classe social, raça ou credo. É bem como diria o slogan, “havaianas - todo mundo usa”.

6 comentários:

Flávia Feijó disse...

Considerando que eu tenho quase todos os tênis citados, eu lhe pergunto...Qual é a minha?
Ah, sou consumista mesmo! haha
Mas sério, não vejo nada de errado com Nike Shox, até pq tenho um, e já contestei qdo vc falou sobre breguice, e aí vc concluiu que era um tênis muito confuso.
Adidas é realmente o máximo, arrasaaa sempre, super estiloso e bem barato nos EUA.
Puma é liiindooo, adorooo, mas parece que não servem pra mim...=/
All Star...bem...já disse, faço parte do segmento das patys orfãs do Keds, que migraram pro All Star por falta de opção. Hoje nem ligo pro bico que parece sapato de palhaco =p
e Havaianas..bem, dispensa comentários..até pq, do operário à high society...TODO MUNDO USA!
e não tem chinelo mais fashion do que havaianas não!
Absurdinho o texto amoreee!

Anônimo disse...

Ai está uma coisa interessante: antropologia do consumo. Nesse tipo de estudo a gente pode se divertir muito com a hipermodernidade. Quanto aos estilos gostei dos tipos ideais que você descreveu. Mas quando a gente pensa em contextos.. na terrinha do Tango os brasileiros fazem a festa com puma custando o mesmo que banana no "sacolão". Eu, não tenho estilo definido, thanks GOD. Essa coisa de tribos e tribalismos de todos os gêneros está totalmente out: sou pra casar! ;p
Para terminar quero falar alguma coisinha sobre o all star: é o que a gente pode chamar aqui de algum-estilo for less: vai encontrá-lo nos bonitos pés de "moçoilas casadoiras" da PUC, de marxistas paranóicos no IFCS, na rodinha de samba de raiz que passeia pela lapa, também no povo do leblon comendo uma pizza na guanabara e até para além poça na querida FUF, oops, UFF. Isto que é democracia homogeneizante. Tenho menho de uniformidade. Lembro-me de Tocqueville e suas considerações acerca da democracia ser justa, mas medíocre! E quando leio John Rawls e a sua concepção de justiça imagino todo mundo de branquinho básico como visto naquele filminho- A Ilha! Acho que vou virar reacionário! nãaaao! Bem, nunca consegui usar um allstar, tive medo. Medo de parecer um globetrotter! Fui!

Tavinho

Ver para crer disse...

eu não soh uso havaianas cmo vou p fac e p o GLOBO c elas
hahahah!
mt nêm!
arrasei!!!!!!!

Anônimo disse...

você já reparou que eu só tenho um par de tênis? fala muito sobre mim, não? e é interessante como flavinha e eu somos opostas nesse aspecto. fala muito sobre nossa relação, não acha?

Anônimo disse...

Posso afirmar q jah tive todos !!! hj em dia olho pra tras e me pergunto. COMO PUDE TER ISSO ? (me refiro ao all star ! a parte da camurça pelo menos eu n peguei !!! UHAHUAHUA jah a do Reef. Bem. eu n me encaixo no perfil mas jah tive um !!!! Jah qnto ao Shox.. Eu tive um e eh o q eu uso atualmente. Sinceramente, n acho nada d+ nessa porcaria !!!!
Agora vir a flavia e falar do Keds ai jah eh apelar. PQP !!!

Rackel disse...

'... vem as havaianas e fodem com tudo...'

é...

Lembra da época que havaiana era chinelo de pobre?!